Resenha: Sombras do Medo - Camila Pelegrini

Título:Sombras do Medo
Autor(a):Camila Pelegrini
Editora:Arwen
Nº de Páginas:291

Sinopse:
"Em um futuro pós destruição em massa, provocada pelas guerras humanas e desastres naturais - para os quais os humanos também contribuíram grandemente - o mundo é dividido em 5 grandes regiões. Em cada uma delas vivem ordinários e singulares, pessoas com ambições completamente diferentes. Estes dominam o mundo. Aqueles tentam tão somente sobreviver.E ao viverem dessa forma, a bondade beira à extinção. O caos reina em seu lugar, despertando forças malignas que há muito esperam para serem alimentadas.A maior guerra de todos os tempos finalmente começa e a humanidade já se encontra em desvantagem.E em meio a tanto ódio e destruição, será o amor capaz de afastar as Sombras do Medo?"


Sombras do Medo estava parado na minha estante a mais de um ano e me arrependo de ter demorado tanto para ler!
Não sei se essa resenha vai emitir minha paixão pelo livro,mas ele merece toda a tenção desse universo,pois ele vale muito mais.Fará você pensar e repensar.

Em um mundo pós destruição,após várias guerras e mortes,o mundo foi dividido,ou pelo menos o que restou dele,por uma enorme muralha.Um ambiente com poucos recursos naturais,um mundo quase sem o mais importante:o meio ambiente.
A população foi dividida em singulares e ordinários.Eles,os singulares controlava todos os recursos que ainda existiam.A água,a fauna e a flora,o luxo e o bem estar.Do outro lado estavam os ordinários,trabalhavam ao sol em plantações para sobreviver,com poucos recursos,um 1/3 de sua produção era enviado para capital em troca de água,viviam em mundo sem esperança;uma luta diária,tudo pela sobrevivência.Percebe-se a forte desigualdade,uma divisão entre ricos e pobres e como sempre a classe mais elevada sendo valorizada,isso não é diferente do nosso dia-a-dia vivemos em uma sociedade egoísta e cheia de divisões,o que nos diferencia?Ainda não temos uma muralha,ainda...
Esse novo mundo os singulares tinha o apoio da capital,ela que não demonstrava nenhum tipo de solidariedade as províncias.Líderes totalmente frios e calculistas seu único pensamento era proteger os singulares e a Muralha,essa que é de grande importância, a cada ano é realizado uma grande festa no palácio para comemorar a existência da mesma.


O que está acontecendo nas províncias assusta toda a nação,principalmente os ordinários.Que perdem amigos,familiares e conhecidos sem deixar rastro.Simplesmente escutam um grito perturbador e as pessoas desmaiam,acordando com uma pessoa a menos e com mundo assustado.
Ao meio da falta de esperança e o medo,iremos ser apresentado a Anabele,uma menina que sempre fazia o seu melhor pela mãe e por o melhor amigo,Vicent.Ane,é muito generosa com todos a sua volta,deixando sempre um pouco de seu alimento a quem precisa.Tímida e as vezes um pouco explosiva,nutre um grande rancor a capital e todo o seu sistema totalitário,a quem deixou a população de ordinários a beira do abismo.Com um temperamento único,do seu jeito tentara lutar contra o sistema  e descobrir o por que das pessoas estarem desaparecendo,mesmo com dificuldades ela tenta viver uma vida "feliz" com as pessoas que amam e com um novo sentimento surgindo em seu coração.Ane não sabe explicar mas senti uma grande atração por Henrik,esse novo sentimento a deixara confusa e sem saber se isso é realmente o amor,e será que existe amor em meio a destruição?
Mas,quem é Henrik?Um forasteiro de outra província,cheio de mistério e com um ar sarcástico e olhos cinzas mais bonito desse mundo (como não se apaixonar? ❤).Ninguém sabe do seu passado e o que ele está fazendo naquela província,um cara bem misterioso.Porém,ele nutri um sentimento novo por Anabele,esse que o faz querer ficar cada vez mais perto dela e querer protegê-la,juntos eles tentaram desvendar o que está acontecendo com os ordinários.Henrik,é uma pessoa sarcástica para TUDO,sem exceções pode ser a pior situação ele irá fazer alguma piadinha,porém nem todos gostam disso principalmente Vicent.
Vicent,é melhor amigo de Anabele,esse que nutri uma paixão antiga e escondida,desejando que ela perceba e que sinta o mesmo mas vendo a aproximação de Henrik e Anabele,ele começa sentir ódio,desejo de posse e raiva,ele só que Ane para si e com todos esse sentimentos ele se transforma em uma pessoa com raiva da melhor amiga.Nem ao meio da destruição ele vai ser menos cabeça dura.
Do outro lado da muralha,na capital está o presidente.Arthur,um presidente frio,que tem um iceberg no lugar do coração,um cara calculista que sabe demais e esta sempre atento para o que ocorre no outro lado da muralha fazendo de tudo para que não ocorra uma rebelião,muito entendido sobre guerras e conflitos faz de tudo para proteger seu bem precioso,a muralha.Ele tem a capital e as províncias sobre controle,mas algo que ele não pode controlar esta acontecendo do outro lado.

Sombras do Medo é um livro que me fez pensar,sobre tudo que nós,seres humanos estamos fazendo.Nós sabemos que nosso meio ambiente um dia vai acabar porém não fazemos por onde,apenas reclamamos que alguém fez algo errado mas não fazemos nada .Esse livro fará você pensar sobre as atitudes que tomamos,a ganância e a desigualdade.
Esperança.Amor.Fé.São palavras que representam Sombras do Medo,em meio todo o caos que a população vive,existe sim como continuar e ter a esperança perdida a muito tempo,sendo resgatada aos poucos e mesmo com todas as situações não desistindo de continuar.É uma forma de demonstrar para nunca desistimos do que é bom.
O livro consegue te envolver muito rápido,a cada página você quer saber o que está acontecendo e como isso aconteceu e quando percebe não conseguira mais larga a história.Todos os personagens são muito bem construídos,cada um com seu jeito e um turbilhão de sentimentos,esses que são muito bem trabalhados você consegue(ou tenta) entender cada personagem e suas confusões sentimentais.
Pode ser dizer que é um livro de romance?Sim, porém o foco não é o apenas,exclusivamente nele.O principal é a sobrevivência,o medo,a destruição,é esquecer de você e salvar o mundo da destruição é querer viver em mundo melhor,sem divisões,sem julgamentos apenas sendo humanos.
A uma forte luta contra o sistema opressor e totalitário aos poucos as pessoas vão acordando e percebendo que tudo aquilo é errado e egoísta,e que é preciso lutar contra tudo para alcançar a liberdade.Que é sempre melhor nadar contra a correnteza e fazer o certo.
Eu não entendo muito sobre distopias mas sei que juntar fantasia+distopia é arriscado,mas Camila Pelegrini acertou em cheio,todo o mundo criado foi maravilhosamente bem descrito e desenrolado,uma história que você deve ler.

O livro não só  tem a visão de um personagem mas de todos,então temos diversões ângulos para entender como as coisas acontecem,também é cheio de metáforas(eu amo)e você conseguia mergulha em mundo maravilhoso.
O livro tem folhas amareladas e capítulos curtos,bem curtos você piscou e já terminou,tornando o livro ainda mais fácil de ler.A capa é muito bonita e a diagramação é simples.Só tem um problema,a sombra que tem em cima de capa de cada 1º capitulo é muito forte e dificulta a visão,para mim forçava muito mas não é nada que atrapalhe demais a leitura.Não achei erros de concordância e ortografia,o que achei muito bom.

Classificação:

Super recomendo Sombras do Medo,consegui ser uma distopia maravilhosa e cheia de ensinamentos e muitas surpresas.Cada página consegui me deixar fascinada e apaixonada,com certeza virou o meu livro favorito de distopia nacional.
Espero ainda ler muitos livros da autora.

Bem,essa foi a resenha.
Espero que tenham gostado e possam dar mias oportunidades para os autores nacionais.
Beijos e abraços
Lia ❤

Um comentário:

  1. heeey, adorei a resenha. Fiquei super curiosa sobre o livro e pretendo com certeza lê-lo.
    Os autores tem expressado muito sua opinião através da ficção sobre as divisões de classes sociais, fazendo com que as pessoas questionem o que é certo e errado nas atitudes humanas, achei isso super interessante e com certeza de utilidade pública.

    ResponderExcluir