Setembro Amarelo 💛: Filmes

O post da semana é sobre filmes aqueles que abordam suicídio e depressão.Eu fiquei com um grande receio em postar sobre filmes pois indicar algo que pode levar alguém a fazer é muito perigoso.Então,deixou aqui que se você for uma pessoa sensível e tenha problemas psicológicos que podem te levar a ter atitudes e pensamentos suicidas e depressivos eu não indico assistir,as indicações podem ser bons para uns e para outros um gatilho.
Então,vamos começar as indicações para vocês conhecerem um pouco de filmes que abordam esse tema.



Reencontrando a Felicidade (2010)

Título: Reencontrando a Felicidade
Direção: John Cameron Mitchell
Lançamento: 6 de Maio de 2011
Nacionalidade: Estados Unidos
Classificação Indicativa: 12 anos

Sinopse
"Becca e Howie Corbett são um casal feliz, cujo mundo perfeito é mudado para sempre quando seu pequeno filho Danny é morto por um carro. Becca, uma executiva que virou dona-de-casa, tenta redefinir sua existência em um lugar surreal de família bem-intencionada e amigos. Dolorosas, pungentes, e muitas vezes engraçadas, as experiências de Becca vão levá-la a encontrar consolo em um relacionamento misterioso com Jason, um jovem e perturbado artista de quadrinhos que conduzia o carro que matou Danny. A fixação de Becca com Jason a leva para longe das memórias de Danny, enquanto Howie mergulha no passado, buscando refúgio em estranhos que lhe oferecem algo que Becca é incapaz de dar. Os Corbetts, à deriva, fazem surpreendentes e perigosas escolhas enquanto decidem por um caminho que vai determinar seus destinos."

Miss Violence (2014)

Título: Miss Violence
Direção: Alexandros Avranas
Lançamento: 25 de Setembro de 2014
Nacionalidade: Grécia
Classificação Indicativa: 18 anos
FILME FORTE

Sinopse
"Aggeliki (Chloe Bolota) no seu aniversário de 11 anos se joga da varanda de casa com um sorriso no rosto. Sua família alega que não foi suicídio, mas sim um acidente e parece conformada com a morte da menina tentando, de todas as formas, continuar com suas vidas, perfeitamente organizadas. Em busca de respostas, promotores começam uma investigação para saber se foi, ou não suicídio e quais são os segredos obscuros que essa família, aparentemente perfeita guarda."

Melancolia (2011)

Título: Melancolia
Direção: Lars von Trier
Lançamento: 26 de Maio de 2011
Nacionalidade: França/Dinamarca/Suécia/Alemanha
Classificação Indicativa: 14 anos

Sinopse
"O tempo só serviu para afastar as irmãs Justine (Kirsten Dunst) e Claire (Charlotte Gainsbourg). Nem o casamento entre Justine e Michael (Alexander SkarsgÃ¥rd) serve como desculpa para aproximá-las e, depois da cerimônia, Justine começa a ficar triste e melancólica. Quando o anúncio sobre a colisão da Terra com outro planeta chega ao conhecimento, as reações são bem diferentes. Justine está conformada, enquanto o desespero do iminente fim apavora Claire." 

Irmãos Desastres (2014)

Título: Irmãos Desastres
Direção: Craig Johnson
Lançamento: 25 de Setembro de 2014 
Nacionalidade: Estados Unidos
Classificação Indicativa: 14 anos

Sinopse
"Vivendo em lados opostos do país, os irmãos Maggie e Milo passam por maus momentos em seus relacionamentos íntimos. Após uma reunião de família, Milo vai passar um tempo com a irmã na pequena cidade onde cresceram. Enquanto Maggie luta em seu casamento infeliz com o sempre bem-humorado Lance, Milo se aproxima de Rich, um professor de inglês com quem ele tem um passado complicado. Agora mais próximos, os irmãos se esforçam para entender onde foi que erraram."

As Vantagens de Ser Invisível (2012)

Título: As Vantagens de Ser Invisível
Direção: Stephen Chbosky
Lançamento: 19 de Outubro de 2012 
Nacionalidade: Estados Unidos
Classificação Indicativa: 14 anos

Sinopse
"Charlie (Logan Lerman) é um jovem que tem dificuldades para interagir em sua nova escola. Com os nervos à flor da pele, ele se sente deslocado no ambiente. Sua professora de literatura, no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si... até o dia em que dois amigos, Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), passam a andar com ele."

Terapia de Risco (2013)

Título: Terapia de Risco
Direção: Steven Soderbergh
Lançamento: 17 de  Maio de 2013
Nacionalidade: Estados Unidos
Classificação Indicativa: 14 anos

Sinopse
"A trama gira em torno da jovem Emily Hawkins (Rooney Mara), que acaba de ver o marido (Channing Tatum) ser libertado da prisão por um crime de colarinho branco. Mesmo aliviada, Emily tem crises de depressão e busca a ajuda de medicamentos prescritos para conter a ansiedade. Ela também busca amparo num tratamento psicológico, lidando com profissionais (Jude Law e Catherine Zeta-Jones). O tratamento, por mais que comece de forma positiva, vai gerar consequências inesperadas na vida da jovem."

Direito de Amar (2009)

Título: Direito de Amar
Direção: Tom Ford
Lançamento: 5 de Março de 2010
Nacionalidade: Estados Unidos
Classificação Indicativa: 14 anos

Sinopse
"Baseado na obra homônima de Christopher Isherwood, o drama é ambientado em 30 de novembro de 1962, em Los Angeles. George Falconer, professor de inglês, perdeu seu companheiro de 16 anos em um acidente de carro oito meses atrás. A dor da perda não diminui com o tempo, o que faz George decidir se matar. Ele começa então a colocar todos os seus negócios em ordem e fazer os preparativos para seu suicídio."

Pequena Miss Sunshine (2006)

Título: Pequena Miss Sunshine
Direção: Jonathan Dayton, Valerie Faris
Lançamento: 20 de Outubro de 2006
Nacionalidade: Estados Unidos
Classificação Indicativa: 14 anos

Sinopse

"Nenhuma família é verdadeiramente normal, mas a família Hoover extrapola. O pai desenvolveu um método de auto-ajuda que é um fracasso, o filho mais velho fez voto de silêncio, o cunhado é um professor suicida e o avô foi expulso de uma casa de repouso por usar heroína. Nada funciona para o clã, até que a filha caçula, a desajeitada Olive (Abigail Breslin), é convidada para participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes. Durante três dias eles deixam todas as suas diferenças de lado e se unem para atravessar o país numa kombi amarela enferrujada."

Elena (2012)

Título: Elena
Direção: Petra Costa
Lançamento: Setembro de 2012
Nacionalidade: Brasil
Classificação Indicativa: 12 anos

Sinopse
"Ao viajar para Nova York, Elena segue o sonho de se tornar atriz de cinema e deixa no Brasil uma infância vivida na clandestinidade, devido à ditadura militar implantada no país, e também a irmã mais nova, Petra, de apenas sete anos. Duas décadas depois, Petra, já atriz, embarca para Nova York atrás da irmã. Em sua busca Petra apenas tem algumas pistas, como cartas, diários e filmes caseiros. Ela acaba percorrendo os passos da irmã até encontrá-la em um lugar inesperado."

Controle - A História de Ian Curtis (2007) 

Título: Controle - A História de Ian Curtins
Direção: Anton Corbijn
Lançamento: 17 de Maio de 2017
Nacionalidade: Reino Unido
Classificação Indicativa: 16 anos

Sinopse
"Os últimos anos da vida de Ian Curtis, vocalista da lendária banda inglesa Joy Division. Curtis, que teve uma trajetória curta e intensa, ficou famoso por seu talento de letrista e por suas performances épicas à frente da banda. Sofrendo com os ataques de epilepsia, sem saber como lidar com o seu talento e dividido entre o amor por sua mulher e filha e um caso extraconjugal, ele se enforcou em 18 de maio de 1980, aos 23 anos."

Garota,Interrompida (1999)

Título: Garota,Interrompida
Direção: James Mangold
Lançamento: 8 de Dezembro de 1999
Nacionalidade: Estados Unidos/Alemanha
Classificação Indicativa: 14 anos

Sinopse
"Em 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen foi diagnosticada como vítima de "Ordem Incerta de Personalidade" - uma aflição com sintomas tão ambíguos que qualquer garota adolescente pode ser enquadrada. Enviada para um hospital psiquiátrico, onde viveu nos 2 anos seguintes, ela conhece um novo mundo, de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa, uma charmosa sociopata que organiza uma fuga com Susanna, Daisy e Polly, com o intuito de retomarem suas vidas."

Geração Prozac (2011)

Título: Geração Prozac
Direção: Erik Skjoldbjaerg
Lançamento: 2001
Nacionalidade: Estados Unidos/Alemanha
Classificação Indicativa: 18 anos

Sinopse
"Elizabeth Wurtzel (Christina Ricci) é uma brilhante estudante, que tem planos de estudar Jornalismo na conceituada universidade de Harvard. Entretanto problemas familiares fazem com que Elizabeth entre em profunda depressão, o que coloca seus planos em risco. Aos poucos suas noites de trabalho, sempre regadas a drogas, e sua instabilidade emocional a afastam de Ruby (Michelle Williams), sua melhor amiga, e também de seu namorado. Decidida a procurar ajuda profissional, Elizabeth marca uma consulta com a Dra. Diana Sterling (Anne Heche), que lhe receita o antidepressivo Prozac."

As Virgens Suicidas (1999)

Título: As Virgens Suicidas
Direção:  Sofia Coppola
Lançamento:  1999
Nacionalidade: Estados Unidos
Classificação Indicativa: -

Sinopse
"Durante a década de 70, o filme enfoca os Lisbon, uma família saudável e próspera que vive num bairro de classe média de Michigan.
O Sr. Lisbon (James Woods) é um professor de matemática e sua esposa é uma rigorosa religiosa, mãe de cinco atraentes adolescentes, que atraem a atenção dos rapazes da região.
Porém, quando Cecília (Hanna Hall), de apenas 13 anos, comete suicídio, as relações familiares se decompõem rumo a um crescente isolamento e superproteção das demais filhas, que não podem mais ter qualquer tipo de interação social com rapazes.
Mas a proibição apenas atiça ainda mais as garotas a arranjarem meios de burlar as rígidas regras de sua mãe."

Gente com a Gente (1980)

Título: Gente como a Gente
Direção: Robert Redford
Lançamento:  1980
Nacionalidade: Estados Unidos
Classificação Indicativa: 16 anos

Sinopse
"Um dos filhos da família Jarrett, de classe média alta, morre precocemente em um acidente. Conrad (Timothy Hutton), irmão da vítima, se considera responsável pelo ocorrido, tenta o suicídio e está em tratamento psiquiátrico. Conrad nunca foi o preferido da mãe, Beth (Mary Tyler Moore), que faz questão de manter as aparências para não dar a entender que a unidade familiar foi quebrada, enquanto Calvin (Donald Sutherland), o pai, tenta solucionar o conflito."

Sala do Suicídio (2011)

Título: Sala do Suicídio
Direção: Jan Komasa
Lançamento:4 de Março de 2011
Nacionalidade: Polônia
Classificação Indicativa: 14 anos

Sinopse
"Dominik é um garoto comum. Ele tem um monte de amigos, pais ricos e dinheiro para gastar em roupas de marca. Mas um beijo inocente com um colega muda tudo. Ele sofre bullying e começa a isolar-se do mundo exterior, vivendo todo o seu tempo em seu computador. Ele conhece uma garota anônima que lhe apresenta a "sala suicida", um lugar do qual não há escapatória. Pego em uma armadilha tecida por suas próprias emoções, Dominik torna-se enredado numa teia de intrigas e gradualmente perde o que ele mais aprecia."

 Ensina-me a Viver (1971)

Título:Ensina-me a Viver
Direção:Hal Ashby
Lançamento:20 de Dezembro de 1971
Nacionalidade: Estados Unidos
Classificação Indicativa:12 anos

Sinopse
"O relacionamento entre um rapaz de 20 anos com obsessão pela morte, que passa seu tempo indo a funerais ou simulando suicídios, e uma senhora de 79 anos encantada com a vida. Eles passam muito tempo juntos e, durante esta convivência, ela expõe a beleza da vida."

As Horas (2002)

Título: As Horas
Direção:  Stephen Daldry
Lançamento:  25 de Dezembro de 2002
Nacionalidade: Estados Unidos/Reino Unido
Classificação Indicativa: 14 anos

Sinopse
"Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro “Mrs. Dalloway”. Em 1923 vive Virginia Woolf, autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e idéias de suicídio. Em 1949 vive Laura Brown, uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro . Nos dias atuais vive Clarissa Vaughn, uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard, escritor que fora seu amante no passado e hoje está com Aids e morrendo."

Se Enloquecer,Não se Apaixone (2010)


Título: Se Enloquece,Não se Apaixone
Direção: Ryan Fleck, Anna Boden
Lançamento: 8 de Ouutubro de 2010
Nacionalidade: Estados Unidos
Classificação Indicativa: 12 anos

Sinopse
"Neste drama-comédia situado na cidade de Nova York [baseado no romance de Ned Vizzini], Craig, um adolescente de 16 de anos (Keir Gilchrist), está estressado com as cobranças e a pressão de sua vida e se interna em uma clínica de saúde mental. Lá ele descobre que a ala dos menores de idade está fechada e se encontra preso na enfermaria adulta. Em meio ao desespero de estar em um lugar como aquele, Craig conhece Bobby (Zach Galifianakis), que logo se torna seu mentor e se vê interessado em Noelle (Emma Roberts). Com uma estada mínima de cinco dias, o adolescente é sustentado por amizades de dentro e fora da clínica enquanto aprende mais sobre a vida, o amor, e as pressões do amadurecimento."

Cake: Uma Razão para Viver (2015)


Título: Cake: Uma Razão para Viver
Direção: Daniel Barnz
Lançamento: 30 de Abril de 2015
Nacionalidade: Estados Unidos
Classificação Indicativa: 12 anos

Sinopse
"Claire Simmons (Jennifer Aniston) é uma mulher traumatizada e depressiva, que busca ajuda em um grupo para pessoas com dores crônicas. Lá, ela descobre o suicídio de um dos membros do grupo, Nina (Anna Kendrick). Claire fica obcecada pela história desta mulher, e começa a investigar a sua vida. Aos poucos, começa a desenvolver uma relação inesperada com o ex-marido de Nina, Roy (Sam Worthington)"

Sylvia: Paixão Além das Palavras (2003)

Título: Sylvia : Paixão Além das Palavras
Direção: Christine Jeffs
Lançamento: 2003
Nacionalidade: Estados Unidos
Classificação Indicativa: -

Sinopse
"A história de Sylvia Plath (Gwyneth Paltrow), uma das mais famosas novelistas da literatura norte-americana. Nascida em Boston durante a Grande Depressão, Sylvia ainda jovem tentou cometer suicídio, na casa de sua mãe. Ela viaja à Inglaterra para estudar em Cambridge e lá conhece o jovem poeta Ted Hughes (Daniel Craig), por quem se apaixona e vive um longo romance."

As Faces de Helen (2009)

Título: As Faces de Hellen
Direção: Sandra Nettelbeck
Lançamento: 26 de Novembro de 2009
Nacionalidade: Estados Unidos/Alemanha
Classificação Indicativa: 16 anos

Sinopse

"Helen Leonard (Ashley Judd) é uma mulher bem-sucedida que tem um casamento feliz e um relacionamento harmonioso com sua filha. Porém, existe algo que ela tem um segredo: sua bipolaridade, que surge como um surto devastador, transformando sua maneira de enxergar a vida. Agora, sua família e seus amigos tem a missão de fazê-la perceber que a vida continua bela."

Foi Apenas um Sonho (2008)

Título: Foi Apenas um Sonho
Direção: Sam Mendes
Lançamento: 30 de Janeiro de 2008
Nacionalidade: Estados Unido/Reino Unido
Classificação Indicativa: 16 anos

Sinopse
"Anos 50. Frank (Leonardo DiCaprio) e April (Kate Winslet) formam um casal feliz. Eles sempre se consideraram especiais e prontos para levar uma vida seguindo ideais. Ao se mudarem para uma casa na Revolutionary Road eles ficam orgulhosos por declarar independência da inércia suburbana que os rodeava. Porém logo eles percebem que estão se tornando justamente aquilo que não queriam ser. Frank está em um trabalho insignificante e tem medo de tudo, enquanto que April é uma dona de casa infeliz. Decidida a mudar a situação, April propõe que comecem tudo de novo, deixando de lado o conforto da atual casa e recomeçando em Paris. Só que, para executar este plano, eles chegam aos seus extremos."

A Liberdade é Azul (1993)

Título: A Liberdade é Azul
Direção: Krzysztof Kieslowski
Lançamento: 10 de Janeiro de 1993
Nacionalidade: Polônia/Suiça/França
Classificação Indicativa: 16 anos

Sinopse
"Após um trágico acidente em que morrem seu marido e sua filha, a famosa modelo Julie (Juliette Binoche) decide renunciar sua própria vida. Ela se afasta de tudo e todos e assume o anonimato em meio a multidão parisiense. Essa existência fantasmagórica é abandonada quando ela decide se envolver com uma importante obra inacabada de seu marido, um músico de fama internacional."
Vocês conhecem o Centro de Valorização a Vida - CVV?
"O CVV - Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias." 

Ligue: 141 
Site: CVV

Mais um depoimento: 

Hoje eu sei que depressão é coisa muito séria. Eu nunca cheguei pra ninguém e falei " estou depressiva"... no fundo eu achava normal, não querer falar com ninguém, não ler, não assistir, me desatualizar e sumir era algo momentâneo e ia passar logo. Sofri bullying no ensino fundamental e em casa pelos primos. Mas, eu todos os dias acreditava que era besteira, que eu me sentia triste porque era apenas uma fase difícil que qualquer criança e pré- adolescente iria passar também. Com 16 anos, minha mãe me abandonou, e depois de ouvir dela que eu tinha morrido quis morrer de fato. Não comia,  não falava sobre meu dia com ninguém, quando saia de casa queria mostrar que estava bem e feliz, e ao chegar em casa meu quarto era minha companhia, chorava e não conseguia dormir. Até que meu tio, foi minha ponte. Procurou um tratamento pra mim, mas eu não queria, pois acreditava que eu estava bem, era só uma fase ruim. Era vergonhoso ir a psicologa, responder minhas próprias perguntas era como morrer a cada semana, foram 8 meses longos de tratamento, mas eu não me ajudava, e não aceitava ajuda. Minha psicologa que hoje ainda é de grande ajuda, me fez enxergar que eu tinha o problema, eu tinha que aceitar e se ajudar junto a ela, porque meus sonhos e vontades não se realizariam se eu estivesse isolada, que eu podia na falta de uma mãe, aceitar ajuda da família que queria me ajudar, que eu nunca ficaria sozinha, e que todo mundo terá problemas, por menores que sejam, mas que temos que estar muito acima do problema, e que a vida pode ser difícil mas é muito bela, e você pode aproveitá-la muito bem. A depressão tem suas consequências, e algumas não deixam você, ainda hoje, tenho dificuldades em me relacionar com as pessoas por vergonha e medo. Mas, eu aprendi com o exemplo do guarda-chuva, e é algo que tenho comigo: a chuva pode ser meu obstáculo pra chegar a determinado destino, mas,  o guarda-chuva é a minha vida,  e eu posso armá-lo para seguir em frente sem que me molhe.
          "Vai ficar tudo bem.Eu estou aqui!"               

E esses foram os filmes que abordam tema ainda tabu.
Espero que tenham gostado das indicações
Beijos e abraços
Lia ðŸ’›

2 comentários:

  1. De todos filmes citados eu amo de paixão os As vantagens de ser invisivel, Pequena Miss Sunshine e Se enlouquecer não se apaixone. Recomendo mesmo, os demais ainda não conheço.
    Fiz tratamento com psiquiatra por longos 2 anos e hoje sei como pequenas coisas fazem toda diferença. Vivo a vida intensamente, afinal alguém me deu 2 chances de ser melhor e aqui estou.

    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá! De todos os filmes que você citou eu só conheço dois deles, mas eu amei a capa desse filme Melancholia, maravilhosa! Alguns filmes me interessaram e já anotei aqui! Adorei o post ❤️

    Um beijo

    ResponderExcluir