Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Olá!
Tudo Bem?!

Nesse fim de semana começa a VII Bienal Internacional do Livro de Alagoas!Faltam apenas 3 dias e estou muito ansiosa.
A Bienal irá de 20 a 29 de Novembro,e terá  presença de autores nacionais e internacionais,oficinas,palestras e muitos livros(Mãe,já disse que te amo?)





Apresentação

"A VII Bienal Internacional do Livro de Alagoas já tem data marcada: de 20 a 29 de Novembro de 2015, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio de sua editora, a Edufal, promove mais uma edição do já consolidado maior evento cultural do Estado, com o apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), da Abeu (Associação Brasileira das Editoras Universitárias), da ANL (Associação Nacional de Livrarias), da Prefeitura de Maceió, do Governo do Estado de Alagoas e de demais parceiros de instituições públicas e privadas.
Mais uma vez, a Bienal de Alagoas tem como sede o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, localizado no bairro de Jaraguá. O local conta com facilidade de acesso ao estacionamento e segurança pública e particular. No térreo, há cinco salas para oficinas literárias e de criação, palestras e debates com autores nacionais e internacionais, auditório com 500 lugares, um café literário para lançamentos de livros e bate-papo e uma praça de autógrafos que possibilita a interação entre escritores independentes e o público visitante. Há, ainda, no primeiro piso, um Teatro com capacidade para 1.200 pessoas e mais quatro auditórios, com aproximadamente 1.500 lugares no total.
Nesta sétima edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, contaremos com a representação de editoras universitárias e comerciais de todo o Brasil e do exterior, distribuídas em 144 estandes, com a exposição de mais de 30 mil títulos, proporcionando a estudantes, acadêmicos, professores e comunidade em geral o contato com material literário de diferentes áreas do conhecimento."

Descobri a Bienal a 2 anos,quando minha professora falou sobre,não sabia que existia um evento desse porte no meu estado.E o que eu fiz?Além de surta,fui tentar convencer a minha mãe a ir e ela me levou,e Lia e livros vão te levar a falência,eu não vejo o amanhã,tive que sair arrastada haha
O evento acontece no Centro de Convenções Ruth Cardoso  é um lugar bem grande, um pouco quente mas não impede de andar e comprar.

Autores Convidados

Nesta Bienal terá muitos autores nacionais e internacionais.Confira os autores convidados:

Fernanda Takai

 Fernanda Takai, nasceu em 25 de Agosto de 1971, na Serra do Navio (AP), mas já é considerada mineira por morar em Belo Horizonte há 28 anos. Graduou-se em Relações Públicas pela UFMG em 93. Dizem que foi boa aluna. E depois, por algum tempo, uma ótima profissional da área. Desde 1992 faz parte da banda Pato Fu, cantando, compondo e tocando. Lançou mais de 10 CDs, 5 DVDs e viajou muito por aí por causa da música (e por gostar de passear mesmo!). É colunista dos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense, onde escreve contos e crônicas. É do tipo que pede pra tirar foto e ganhar autógrafo nos discos e livros dos artistas favoritos. Já teve oportunidade de se encontrar e cantar com alguns de seus ídolos, mas o Paul McCartney ainda não deu retorno… 

Mary Del Priore 

 Mary Lucy Murray Del Priore (Rio de Janeiro, 1952) é uma historiadora e professora brasileira.
Graduou-se em História na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Fez doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo, especialização (1993) e pós-doutorado (1996) na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, na França [1]. Foi professora de História do Brasil Colonial nos departamentos de História da Universidade de São Paulo e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
É colaboradora em revistas nacionais e internacionais, e publica crônicas no jornal O Estado de S. Paulo. Escreveu, organizou ou colaborou em mais de 40 livros. Foi duas vezes vencedora do Prêmio Casa Grande & Senzala, outorgado pela Fundação Joaquim Nabuco, por História das Mulheres no Brasil (1997), em 1998, e História das Crianças no Brasil (1999) , em 2000. Com História das Mulheres no Brasil ganhou o Prêmio Jabuti em 1998, na categoria Ciências Humanas. Publicou ainda A Mulher no Brasil Colônia (2000), Histórias do Cotidiano (2001), A História do Amor no Brasil (2005) e O Príncipe Maldito (2007), que conta a história de um descendente da família imperial brasileira, entre muitos outros.
Em 2008 atuou como pesquisadora da Universidade de São Paulo e lecionou na Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói, onde desenvolveu pesquisa sobre o Rio de Janeiro. 

Clarice Freire

Publicitária, compositora e autora são só alguns dos atributos dessa Pernambucana nascida em 1988, que alcançou rapidamente o sucesso e conquistou mais de um milhão de fãs no Facebook. Desde muito cedo aprendeu a usar as palavras para acalmar suas inquietações e cresceu admirando os desenhos em lápis de cor da mãe, Lúcia, e os versos do pai, Wilson. Uma noite, ouviu falar que a lua era bela porque, mesmo sendo só areia, deixava refletir a luz de outro, e por isso as noites não são escuras. Daí veio a inspiração para o nome de seu blog, Pó de Lua. Hoje, com um livro publicado e uma coluna no blog da Intrínseca, Clarice está só começando a diminuir a gravidade das coisas e aumentar a poesia nos corações de milhares de leitores.  


Paula Pimenta

Paula Pimenta nasceu em Belo Horizonte – MG. Desde criança apresentou aptidão para a escrita e por esse motivo prestou vestibular para Jornalismo, embora tenha transferido para Publicidade, curso no qual se formou na PUC Minas. Estudou também Música na UEMG, deu aulas de violão e técnica vocal por vários anos, e é compositora.
Sua carreira de escritora começou em 2001, com o lançamento do livro de poemas “Confissão”, que foi relançado em 2013. Ficou realmente conhecida do grande público em 2008, quando lançou “Fazendo meu filme 1” pela editora Gutenberg. Publicou “Fazendo meu filme 2”, em 2009, “Fazendo meu filme 3”, em 2010, e “Fazendo meu filme 4”, em 2013, que - assim como o primeiro - são grandes sucessos juvenis. Em 2011 lançou uma nova série, “Minha vida fora de série”, que já conta com dois volumes. Em 2012 publicou também o livro "Apaixonada por palavras", uma coletânea de crônicas.


Bruna Vieira

Bruna Vieira nasceu em Leopoldina, interior de Minas Gerais, mas vive em São Paulo desde que decidiu brincar de ser gente grande. Criou o blog aos 15 anos para superar uma desilusão amorosa e através da escrita, descobriu que não era a única garota tímida com o coração partido no mundo. Em 2012, publicou um livro de crônicas e contos e ganhou uma coluna na Revista Capricho. Como #ViajanteCI, conheceu diversos países e então, decidiu que iria compartilhar cada experiência em um canal do youtube. Nesse meio tempo o Depois Dos Quinze cresceu, mudou e amadureceu. Hoje é um meio de comunicação, o maior do seu segmento, com direito a uma equipe de colaboradores que sempre tem coisas interessantes para contar. 

 Mario Sergio Cortella

Mario Sergio Cortella possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1975), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), sob a orientação do Prof. Dr. Moacir Gadotti, e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Freire. Atualmente é professor-titular do Departamento de Fundamentos da Educação e da Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual está desde 1977, tendo nela atuado por 32 anos no Departamento de Teologia e Ciências da Religião; é membro-conselheiro do Conselho Técnico Científico Educação Básica da CAPES/MEC (2008/2010). Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991/1992) e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação libertadora, ética, multiculturalidade, antropologia filosófica, epistemologia e currículo. 

Pedro Gabriel

 Nascido na capital da República do Chade, país localizado na região centro-norte da África, Pedro Antônio Gabriel Anhorn é filho de uma professora de História brasileira e de um suíço que tinha a ajuda humanitária como ofício. Educado em francês, chegou ao Brasil aos 12 anos de idade — e até os 13 anos não formulava uma frase correta em português. A partir da dificuldade na adaptação ao idioma, que lhe exigiu muita observação tanto dos sons quanto da grafia das palavras, Pedro desenvolveu talento e sensibilidade raros para brincar com as letras. Para seu livro de estreia, realizou uma curadoria que reduziu mais de mil criações para as cerca de 100 peças que habitam as 192 páginas da obra, sendo 90% inéditas. 

Gabriel,O Pensador

Gabriel Contino (Nasceu no Rio de Janeiro,em 4 de março de 1973), mais conhecido pelo nome artístico Gabriel, o Pensador, é um rapper, compositor, escritor e empresário brasileiro. Iniciou sua carreira musical ao lançar uma fita demo com a música "Tô Feliz (Matei o Presidente)", sendo logo contratado pela Sony Music. Pela gravadora tem, lançados, sete álbuns: Gabriel o Pensador, Ainda É Só o Começo, Quebra-Cabeça, Nádegas a Declarar, Seja Você Mesmo (mas não Seja sempre o Mesmo) e Cavaleiro Andante. Seu último álbum, Sem Crise, foi lançado de forma independente.
Além de cantor, Gabriel é escritor e lançou em 2001 o livro autobiográfico Diário Noturno. Quatro anos mais tarde lançou Um Garoto Chamado Rorbeto, que ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro infantil no ano seguinte. Em 2008, lançou o livro Meu Pequeno Rubro-Negro e um ano depois lança uma versão especial do mesmo livro intitulada de Meu Pequeno Rubro-Negro - Edição Especial do Hexa. Escreveu em parceria com Laura Malin o livro Nada Demais que ainda não foi publicado.

Esses são alguns dos autores que estarão na Bienal.
Estou com uma grande expectativa!
Espero que tenham gostado
Beijos e Abraços
Lia

Postar um comentário