8º Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Olá!Tudo bem?
Entre os dias 29 á 8 Outubro de 2017 aconteceu a 8° Bienal Internacional do Livro de Alagoas.Esse ano eu consegui credencial como imprensa por meio do blog e do insta,para mim foi uma grande conquista ser aceita para esse grande evento aqui em Alagoas.
Nesse post irei comentar minha experiência de esta mais um ano na Bienal e fazer parte da imprensa pela primeira vez.Esse ano eu conseguir comparecer 3 dias, o que foi um milagre! HAHA

1º Dia : 30/09

Quem não fica ansiosa por algum evento levanta mão?Como a Bienal aconteceu em Macéio e eu moro em uma cidade com certa de 2 horas de viagem eu estava muito ansiosa.Eu e minha família viajamos na sexta para poder ir ao evento no sábado de manhã.Quando eu entrei fui no atendimento de imprensa pegar minha credencial(morrendo de medo de ter sido um erro e meu nome não está lá) .E lá estava meu nome e o do blog,foi nessa hora que presenciei uma das melhores emoções da minha vida,ter sido reconhecida e poder andar sem restrições na bienal.
Fui a cada estande,olhei todos os livros e preços.Depois de um tour básico comecei a querer comprar tudo que havia na minha frente.Ate que eu encontrei um estande com livros de 10 reais,e não livros desconhecidos mas livros super conhecidos e que eu queria fazia tempo.Se eu surtei?Imagina!hahah
Eu tive que me controlar e muito.Foi difícil mas consegui.
Logo na entrada da bienal tinha essa placa muito linda por sinal,era uma guerra para poder tirar uma foto nela mas acabei conseguindo,era só sentar no chão que todo mundo saia.HAHAHA
Foi uma das partes que eles se superaram esse ano,a entrada ficou muito linda e organizada.Eu amei.💜
Esse ano teve uma praça de autógrafos para autores independentes,tinha todo tipo de autor tanto alagoano como dos estados mais próximos.Cada um tinha seu horário e um tempo para divulgação,o que eu achei bem interessante.A intenção era mostrar reconhecimento de outros autores que escreviam sem apoio de uma editora.Eu tive a chance de conversa com uma autora de livros infantis e fiquei apaixonada pela história e de como ela falava.Márcia Baldini,espero que tenha muito sucesso com seus livros.
No Teatro Gustavo Leite teve uma palestra falando sobre transsexualidade mas eu já cheguei no final.Mas, o que conseguir ouvir da palestra foi maravilhoso e me fez aprender ainda mais.Querendo ou não,ainda existe um preconceito lá no fundo do nosso ser.E assistir aqueles poucos minutos foi muito enriquecedor.
O Bate-papo que fui assistir era com Martinho da Vila sobre racismo.Com debate sobre inclusão,quebra de preconceitos e  oportunidades a todos.Foi de grande importância,pois nós vivemos em uma sociedade cheia de preconceito e entender e debater sobre é de grande necessidade.O pouco que fiquei me rendeu muitos pensamentos e questionamentos,o porque de uma cor de pele ser tão importante para sociedade?O porque não quebramos esses preconceitos?Uma cor de pele muda muita coisa?Foram muitos os questionamentos e aprendi nas minhas aulas de história que o negro era visto como uma mercadoria e não como uma pessoa,isso acabou influenciando a nossa cultura ate os dias atuais.Mas,não vivemos mais em 1500,não somos uma colonia e muito menos senhores de engenhos, estamos no século 21 e não podemos mudar nosso passado mas definir um futuro sem preconceito e racismo.
Não conseguir assistir a palestra toda,além do teatro ser muito gelado minha família queria voltar para o apartamento pois, todos já estavam cansados.

 2 º Dia: 01/10

Nesse dia eu fui na parte da tarde só para poder participar do Bate -Papo com a FML Pepper.Santo Uber pois senão eu ia perde o horário,que era de 14:00 hrs,se eu estava nervosa?Estava tremendo pensando que podia dar algo errado.
Quando cheguei para pegar minha credencial ela estava no atendimento dando uma entrevista ao pessoal da comunicação e vi como ela era alegre e expressiva,só dos poucos minutos que vi senti a sintonia e o amor que ela passava.
Eu nunca tinha participado de nenhum tipo de bate-papo já que onde moro não tem e na bienal eu passava pouco tempo.Foi a oportunidade mais maravilhosa que aconteceu na bienal.Além de conhecer uma blogueira super fofa e legal.
A FML Pepper tem uma energia e um modo de se comunicar que encanta,não fiz nenhuma pergunta mas todos que poderão perguntar tiveram respostas com muita alegria e simpátia.Creio que todos amaram poder conhecer um pouco da Pepper e de seu mundo literário.
Depois de quase 2hrs de papos teve uma sessão de autógrafos,foi muito legal poder falar um pouco com ela eu não falei quase nada,mas o que vale é a presença. Foi super atenciosa,comunicativa e alegre falou que queria feedback do que achei da trilogia e do novo livro.
Meu primeiro bate-papo e autografo pessoal que ficara guardado na minha memória e no meu coração.💜
Essa menina de cabelo azul turquesa e blusa de Star Wars sou eu.haha
 O abraço mais maravilhoso
Pepper e eu nem um pouco nervosa.HAHAHA
Minha mãe e irmã gravaram esses dois vídeos curtinhos:

As vozes do além da duas

3º Dia : 05/07

Meu último dia foi na quinta,eu iria fazer uma entrevista com uma autora mas infelizmente ela não pode ir.Mas,mesmo assim eu fui tirar algumas fotos e comprar livros.Fiz um mini tour e algumas lives pelo instagram.Foi um dia mais de andar e comprar.Selecionei algumas fotos que tirei nesse último dia.
 Estandes visto do 2º andar
Eu nunca rodei tanto para achar um livro.Era o último exemplar hahaha Mas achei,depois de 30 minutos com cabeça virada procurando.Filhos da Lua: O Legado estava no estande da Cia dos Livros.
As aquisições minha,da minha irmã,irmão e primos.No 1º dia.

Credenciamento na Bienal

Quando eu recebi o e-mail de confirmação de credenciamento da Bienal foi a maior felicidade do mundo.Eu,Lia,consegui um credenciamento para gravar e ter acesso a um espaço que eu amo,um lugar cheio de livros.
Fiquei nervosa e com muito medo.Quem me conhece sabe que sou muito tímida,tipo MUITO.E ter acesso a um credenciamento era me enfiar nos estandes,gravar,perguntar e fazer live era tudo novo.No início eu fiquei com vergonha mas logo depois me soltei,para muitos pode ser uma besteira mas,para mim foi um passo muito grande.
Eu nunca pensei que blog ia crescer e que um dia as pessoas iam procurar,de início ninguém sabia da existência do blog só eu, e que iam gostar dos meus post,das minhas fotos,do meu trabalho.
Então, a @bienalalagoas ter aceito o meu blog/insta foi como abrir uma porta que dizia "Você é boa no que faz,não desista".
Para mim a bienal terminou na quinta,já que sou de outra cidade não dava para ir em todos os dias.Seria muito gasto.
Mas passei os melhores dias lá.
Algo tão pequeno mas que encheu meu coração de alegria.💜📖📚

Para mim a Bienal foi maravilhosa.Ela quase não ia acontecer por causa da crise mas foi mais forte que isso e realmente aconteceu.Esse ano o número de estandes foram menores como também de atração de autores mas não deixou de ter sua mágica,de ser a bienal,o lugar cheio de livros e muito amor.
Obrigada UFAL por mais uma Bienal do Livro 💜
Então é isso.
Essa foi minha experiência na 8º Bienal Internacional do Livro de Alagoas.
Os momentos foram únicos e especiais,espero ansiosamente por 2019.
Espero que tenham gostado de saber como foi a bienal de Alagoas.
Beijos e abraços 💜

20 comentários:

  1. Nunca fui em nenhuma Bienal (triste), sempre é muito longe de casa e nunca tenho uma graninha para ir.
    Gostei de saber um pouquinho do que rolou na sua cidade, os estandes ficaram lindos, gostei de ver.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca fui em uma Bienal, somente em feira e já acho o máximo imagina em Bienal. Livros e mais livros. É um sonho muito grande. Aquelas promoções imperdíveis. Pena que aqui perto da minha cidade não tem nada parecido.

    ResponderExcluir
  3. Olá, é muito legal quando realizamos um sonho né!? Fico feliz por você ter conseguido isso e tenho certeza que ficará pra sempre em sua memória. Não tive a oportunidade de ir a uma Bienal, ainda, mas tenho esperanças que um dia ei de conseguir. Gostei muito das fotos e da entrada, realmente ficou linda!! Parabéns e sucesso sempre.

    Beijos
    Fe
    https://ateaultimapagina.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Ai que saudade de uma Bienal. A última que fui foi em 2014 em São Paulo.
    A da Bahia, estado em que moro está suspensa por "falta de local", depois que nosso centro de convecções fechou.
    Adorei sua cobertura e que bom que você pode aproveitar vários dias isso é bom pq um dia só não dá pra aproveitar quase nada, diante de tantas variedade.
    Sou louca pra conhecer a FML Pepper, que sortuda você.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  5. UAU, que evento maravilhoso! Acho que feiras de livro e bienais são fundamentais para estimular a leitura!
    Aqui na minha cidade participei da organização da feira do livro, e foi o máximo!
    Senti que foi emocionante pra você participar ♥ Ás vezes morar pertinho do local é bom para isso, ajuda muito, espero que nos outros anos seja tão legal como foi essa

    ResponderExcluir
  6. Oi.

    Isso me lembra que este ano não pude ir na Bienal. Fique Fiquei muito triste. Sempre que tem feitas aqui em São Paulo quase nunca consigo ir. Espero, Estou torcendo para conseguir ir no próximo ano.

    ResponderExcluir
  7. Em primeiro lugar, amo Maceió e no ano novo estarei aí!!!
    Em segundo lugar, que evento lindo, forte, pertinente e com certeza, deve ter ido maravilhoso participar!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Ai que tudo!
    Eu queria ter participado da Bienal do RJ desse ano, mas não deu para ir. Fico feliz q ue tenha gostado da Bienal de Al!
    Queria ter a oportunidade de participar mais dos eventos.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Oiii! Olha, eu entendo totalmente sua emoção. Esse ano também foi meu primeiro ano credenciada na Bienal do RJ e olha, quando eu peguei aquele crachá nas mãos... quase chorei no ombro da atendente do balcão haha
    E é maravilhoso uma feira dessas. Acho que cada estado deveria ter a sua e cada vez ser maior. A gente precisa disso. Precisamos dos autores. Só precisamos dessa vibe cada vez mais.
    Parabénnnns, beijos.

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. bacana que vc aproveitou bem o evento... eu fui pra daqui de Pernambuco, foi bem legal tb... levei até meu sobrinho e irmã na excursão dos meus alunos...
    no ultimo dia visitei o espaço com o maridão hehehe

    imagino o quanto vc ficou feliz de tirar photo com a Pepper, ne? ^^
    bjs...

    ResponderExcluir
  11. Oi. :)
    Bienal sempre é sinônimo de alegria e menos dinheiro no bolso rs.
    Não consigo ir e não fuçar todos os estandes atrás de algum livro que eu esteja querendo, e qndo eu encontro dou pulinhos mesmo. u.u'
    Adorei as fotos e a FML Pepper é muito amorzinho, pena que não tive nenhuma oportunidade de conhece-la.
    Blog As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão

    ResponderExcluir
  12. Sempre ir em uma bienal, imagina ficar rodeiada de livros, historias e pessoas que amam esse mundo da literatura. Ano que vem vou fazer de tudo pra ir.

    ResponderExcluir
  13. Nem fui! Tão pertinho de mim mas acabei não me programando direito. Adorei sua postagem fiquei com um gostinho de que deveria ter ido mesmo sem me programar rsrsrs

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ah que bom que foi!
    A daqui do Rio foi loucura!!!
    Parabéns e espero que tenha boas leituras de suas comprinhas!!! <3

    Beijinhos!!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Amo bienal e mal vejo a hora de chegar a edição de São Paulo! que legal a de Alagoas, e que bom que conseguiu a credencial de imprensa, parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Oie...
    Adorei sua cobertura do evento... Deve ser muito bom participar de algo tão grandioso assim.
    Se fosse aí gostaria de conhecer a FML Pepper.
    Bjo

    ResponderExcluir
  17. Olá!!!
    Parabéns pelo post! Ficou super bacana e informativo!!! Amo Bienais, mesmo sendo tão cansativas acho que no final sempre vale a pena, participar dos eventos e conhecer autores que admiramos não tem preço!!!
    Ano passado consegui minha primeira credencial e também fiquei eufórica!! Parabéns

    Beijokas

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Também teve Bienal esse ano no meu estado e também consegui credencial yaaaaay! É um evento incrível né? Impossível não surtar nos stands de 10,00, eu mesma não sabia nem o que comprar, pirei total.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá.

    Que show a bienal de Alagoas! Vejo que tinha muitos livros legais e muita promoção boa, né! Além da presença da queridíssima Pepper. Ela é um amor! Eu também fui na bienal do RJ e nem preciso dizer que foi incrível, né? Amo estar no meio de livros lindos e de amigos leitores. Enfim, fico feliz que você tenha gostado!

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bem?

    Bienal é sempre um evento maravilhoso! É cheio, tumultuado, corrido... mas é sempre satisfatório participar desse evento incrível! Fico feliz pelo evento ter acontecido por aí, independente da crise que estamos vivendo. Que venham muitas e muitas outras. Lindo post!


    Beijos!

    ResponderExcluir