Quando vi o post sobre esse projeto n√£o pensei duas vezes em participar.√Č um m√™s de grande import√Ęncia e de conscientiza√ß√£o sobre o suic√≠dio.

Segundo a Organiza√ß√£o Mundial de Sa√ļde (OMS) cerca de 32 brasileiros morrem diariamente v√≠timas do suic√≠dio,por isso desde 2014 todo o m√™s de Setembro √© voltado para essa causa.Dando uma aten√ß√£o especial ao Dia Mundial de Preven√ß√£o do Suic√≠dio, no dia 10.
A ideia desse projeto √© que as pessoas possam conhecer e entender um pouco sobre esse problema e tamb√©m poder ajudar aqueles que passar por algum tipo de dificuldade.√Č preciso n√£o ter medo de falar sobre o assunto e assim quebrar o tabu que √© o suic√≠dio.
Todo esse m√™s ter√° post  voltados ao Setembro Amarelo,a ideia √© ter postagens sobre filmes,s√©ries,livros,m√ļsicas e depoimentos que possam alerta e ajudar a conscientiza√ß√£o do suic√≠dio e da depress√£o.
Espero que esses post possa passar um pouco da ideia desse mês.
Para começar que tal entendermos um pouco sobre depressão e suicídio?

Depressão: O que é?

Depress√£o √© um dist√ļrbio que afeta as emo√ß√Ķes.Tristeza,pessimismo e baixa auto estima que apresenta-se com frequ√™ncia e combina entre si.
Mas por que isso acontece?
S√£o altera√ß√Ķes qu√≠micas no c√©rebro,principalmente com rela√ß√£o aos neurotransmissores (seretonina,noradrenalina e dopamina) subst√Ęncias que transmitem impulsos nervosos entre as c√©lulas. 
Os fatores psicológicos e sociais, muitas vezes, são consequência e não causa da depressão.

SINTOMAS
  • Ansiedade, angustia, falta de interesse social;
  • Desanimo;
  • Humor depreciativo;
  • Sentimentos de medo, indecis√£o.
  • Perda ou aumento de peso 
  • Entre outros sintomas que pode variar entre pessoas
Importante ser diagnosticado por um terapeuta para que possa encaminhar para um psiquiatra e assim começar um tratamento com medicação.
A depressão é realmente uma DOENÇA ela deve ser tratada para não transforma em algo pior e o paciente precisa ser acompanhado por um psicólogo e médico.

Suicído: O que leva a tirar a própria vida?

Ao todo,800 mil pessoas cometem suic√≠dio todos os anos,para cada concretiza√ß√£o do ato,houve 20 tentativas frustradas.Para combater √© importante que a sociedade tenha conhecimento sobre o suic√≠dio.Para quebrar esses tabus foram necess√°rios projetos e organiza√ß√Ķes que falam sobre e ajuda a preven√ß√£o.Segundo a OMS 9 de 10 casos poderiam ser evitados.
A N motivos para uma pessoa querer cometer suc√≠dio,desde depress√£o,esquizofrenia e perturba√ß√Ķes mentais a problemas financeiros e familiares,quando se entra em choque com a realidade.
Quem tenta suicídio demonstra sinais e procura ajuda mas muitas das vezes e negligenciado assim tirando a própria vida.Eles não querem acabar com a vida mas sim tirar de si uma dor que já não suporta.
"A linha entre a Loucura e a sanidade é muito tênue.Uma fronteira frágil"- O Lago Negro
  O psic√≥logo Leonardo Martins,explica como pode ser prevenido ao POVO online:
  • “Os pais podem perceber algo atrav√©s do di√°logo, n√£o s√≥ atrav√©s do comportamento. Embora a adolesc√™ncia seja um per√≠odo conturbado, algumas vezes √© parte da fase, mas outras n√£o. Para diferenciar, √© necess√°rio dialogar com o filho, saber como ele est√° na escola, o que se passa”
  • “O estigma √© intenso. Tem a quest√£o cultural e religiosa. As religi√Ķes abominam o suc√≠dio e dizem que √© pecado, e, na verdade, √© uma quest√£o de sa√ļde mental, n√£o religiosa. Tem que procurar ajuda, n√£o poder ter medo de procur√°-la. Busque ajuda especializada... As pessoas julgam demais. O suic√≠dio √© uma escolha quando a pessoa n√£o ver outras escolhas”.
  Voc√™s conhecem o Centro de Valoriza√ß√£o a Vida - CVV?   
"O CVV - Centro de Valoriza√ß√£o da Vida realiza apoio emocional e preven√ß√£o do suic√≠dio, atendendo volunt√°ria e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias."                                                                                                                      
Ligue: 141 
Site: CVV

A cada final de post terá um depoimento de alguém que já passou ou passa por algum problema.
"Eu vivi isso após a morte da minha Vó-mãe.Mas não o lado do suicídio,mas sim a depressão após a perda,tomei medição e tudo mais.A depressão é um inferno mas não me livrei 100%, ainda tenho períodos de crise mas não como antes,não é uma fase fácil"
— A.R
O Mundo Secreto da Lia agradece o depoimento e deseja que essa fase difícil passe e tenha muitos momentos felizes.
                       Lee Min Ho e a Lia te manda um abra√ßo super apertado e gostoso.Fighting!

Eu espero que esse projeto possa ajudar e conscientizar muitas pessoas.
Que esse mês amarelo seja maravilhoso!
Beijos e abraços
Lia ūüíõ

15 Coment√°rios

  1. Eu estive pesquisando sobre esse tema hoje e vi que é apenas um dos temas tratados no mês de setembro...esse mês é marcado por muitos acontecimentos importantes...O suicídio é um tema sério e deve ser tratado com devido respeito por se tratar de vidas né?...parabéns por esclarecer mais sobre o assunto no post

    ResponderExcluir
  2. Estou amando esse projeto de voc√™s, esse m√™s √© bem delicado e muitos acham que o Suic√≠dio √© coisa de gente fresca, mas nem sabem que √© o √ļltimo recurso que a pessoa tem de se livrar da dor e do seu sofrimento e isso tem que ser tratado de uma forma mais delicada.

    Parabéns.

    Um beijo da Jhenny

    http://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Acho esse projeto fundamental e necessário, é preciso que haja conscientização para que as pessoas entendam que depressão é uma doença e não uma "frescura". Ninguém tem depressão porque quer e muita gente se nega a falar e admitir a doença exatamente por causa da reação da sociedade em relação ao tema. Muito interessante a postagem.

    Abraços da Lua!
    Canto da Lua

    ResponderExcluir
  4. Oi !!
    Parabéns por esclarecer sobre o assunto,é muito importante falar do suicidio e sobre doenças psicologicas. Assim como qualquer doença,merece extrema atenção !
    Parabéns pelo post,amei <3
    Sucesso

    ResponderExcluir
  5. Ol√°, nossa que post √ļtil!!! A conscientiza√ß√£o √© apenas o primeiro passo, n√£o apenas para quem sofre de depress√£o, mas para nos aprendermos a lidar e a entender essa doen√ßa que est√° cada dia mais presente em nossas vidas. Conhe√ßo uma pessoa que tinha uma vida √≥tima e de repente eu a vi definhar com a doen√ßa, e √© angustiante vc n√£o saber o que fazer ou como lidar com a situa√ß√£o. Amei o post. Parab√©ns!!! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Pelos sintomas acho que nasci com depress√£o :o
    Setembro amarelo √© muito importante, tivemos ai uma s√©rie de m√ļsicos que tiraram suas vidas por causa da depress√£o esse ano e foi bem assustador.
    E não só nos adultos, na população num modo geral, alertar e prevenir isso é algo que se precisa fazer

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  7. Ol√°, tudo bem?
    Wowwww que post maravilhoso. Parabéns!
    Eu acho super importante essa conscientiza√ß√£o sobre a preven√ß√£o ao suic√≠dio. Abuso f√≠sico e/ou psicol√≥gico, depress√£o entre v√°rios outros problemas podem causar nas pessoas o desanimo na vida. √Č importante entendermos que nada disso √© frescura, s√£o problemas s√©rios que devem ser tratados com a seriedade e respeito necess√°rios e estarmos dispostos a estender a m√£o e a ouvir aqueles que passam por essa situa√ß√£o e precisam de um ombro amigo.

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a ideia de fazer posts sobre o assunto por causa do Setembro Amarelo!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Parab√©ns por falar sobre o assunto, infelizmente poucas pessoas d√£o a devida import√Ęncia √† depress√£o e ao suic√≠dio.
    Vamos nos mobilizar esse mês e conscientizar amigos e familiares!

    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  10. Que bacana esse projeto, já tinha ouvido falar, mas você deixou ele ainda mais claro!
    Acho muito importante, ainda mais para nós blogueiros, apoias e divulgar causas desse tipo. Também pretendo fazer um post sobre isso lá no Fotografei.
    Gostei super do seu post, um amor! <3

    ResponderExcluir
  11. Esse é um tema importantíssimo, muitas vezes as pessoas não sabem que têm depressão. Muito bacana o projeto e fico feliz de ver o MSL participando! Belo post, parceira! Vou continuar acompanhando.

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o seu post, pois explica muita coisa!
    Parabéns pela iniciativa, afinal precisamos falar sobre essa doença que afeta muitas pessoas e que pode causar danos horríveis.

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lia, tudo bom? Adorei seu post, muito √ļtil de verdade! Gostei de como abordou e diferenciou a depress√£o da tristeza que todos sentem em fases da vida. N√£o sei se j√° cheguei a sentir depress√£o propriamente dito, mas que j√° tive per√≠odos de minha vida de tristeza, isso com certeza.

    Muito bom, parabéns pela iniciativa da campanha!

    ResponderExcluir
  14. Hey!
    Parabéns pela iniciativa em participar do projeto, é muito importante falarmos sobre este assunto pois cada dia mais existem mais e mais pessoas pensando em suicídio. Vou acompanhar o blog para poder ler mais.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. é um tema complicado, infelizmente às vezes chega a ser tratado de maneira leviana, trazendo mais desinformação às pessoas... que bom que vc aderiu ao mÊs de conscientização para falar mais a respeito disso... que mais pessoas que passam pelo problema busquem ajuda profissional...
    bjs...

    ResponderExcluir