Projeto Setembro Amarelo 💛

Quando vi o post sobre esse projeto não pensei duas vezes em participar.É um mês de grande importância e de conscientização sobre o suicídio.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 32 brasileiros morrem diariamente vítimas do suicídio,por isso desde 2014 todo o mês de Setembro é voltado para essa causa.Dando uma atenção especial ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, no dia 10.
A ideia desse projeto é que as pessoas possam conhecer e entender um pouco sobre esse problema e também poder ajudar aqueles que passar por algum tipo de dificuldade.É preciso não ter medo de falar sobre o assunto e assim quebrar o tabu que é o suicídio.
Todo esse mês terá post  voltados ao Setembro Amarelo,a ideia é ter postagens sobre filmes,séries,livros,músicas e depoimentos que possam alerta e ajudar a conscientização do suicídio e da depressão.
Espero que esses post possa passar um pouco da ideia desse mês.
Para começar que tal entendermos um pouco sobre depressão e suicídio?

Depressão: O que é?

Depressão é um distúrbio que afeta as emoções.Tristeza,pessimismo e baixa auto estima que apresenta-se com frequência e combina entre si.
Mas por que isso acontece?
São alterações químicas no cérebro,principalmente com relação aos neurotransmissores (seretonina,noradrenalina e dopamina) substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. 
Os fatores psicológicos e sociais, muitas vezes, são consequência e não causa da depressão.

SINTOMAS
  • Ansiedade, angustia, falta de interesse social;
  • Desanimo;
  • Humor depreciativo;
  • Sentimentos de medo, indecisão.
  • Perda ou aumento de peso 
  • Entre outros sintomas que pode variar entre pessoas
Importante ser diagnosticado por um terapeuta para que possa encaminhar para um psiquiatra e assim começar um tratamento com medicação.
A depressão é realmente uma DOENÇA ela deve ser tratada para não transforma em algo pior e o paciente precisa ser acompanhado por um psicólogo e médico.

Suicído: O que leva a tirar a própria vida?

Ao todo,800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos,para cada concretização do ato,houve 20 tentativas frustradas.Para combater é importante que a sociedade tenha conhecimento sobre o suicídio.Para quebrar esses tabus foram necessários projetos e organizações que falam sobre e ajuda a prevenção.Segundo a OMS 9 de 10 casos poderiam ser evitados.
A N motivos para uma pessoa querer cometer sucídio,desde depressão,esquizofrenia e perturbações mentais a problemas financeiros e familiares,quando se entra em choque com a realidade.
Quem tenta suicídio demonstra sinais e procura ajuda mas muitas das vezes e negligenciado assim tirando a própria vida.Eles não querem acabar com a vida mas sim tirar de si uma dor que já não suporta.
"A linha entre a Loucura e a sanidade é muito tênue.Uma fronteira frágil"- O Lago Negro
  O psicólogo Leonardo Martins,explica como pode ser prevenido ao POVO online:
  • “Os pais podem perceber algo através do diálogo, não só através do comportamento. Embora a adolescência seja um período conturbado, algumas vezes é parte da fase, mas outras não. Para diferenciar, é necessário dialogar com o filho, saber como ele está na escola, o que se passa”
  • “O estigma é intenso. Tem a questão cultural e religiosa. As religiões abominam o sucídio e dizem que é pecado, e, na verdade, é uma questão de saúde mental, não religiosa. Tem que procurar ajuda, não poder ter medo de procurá-la. Busque ajuda especializada... As pessoas julgam demais. O suicídio é uma escolha quando a pessoa não ver outras escolhas”.
  Vocês conhecem o Centro de Valorização a Vida - CVV?   
"O CVV - Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias."                                                                                                                      
Ligue: 141 
Site: CVV

A cada final de post terá um depoimento de alguém que já passou ou passa por algum problema.
"Eu vivi isso após a morte da minha Vó-mãe.Mas não o lado do suicídio,mas sim a depressão após a perda,tomei medição e tudo mais.A depressão é um inferno mas não me livrei 100%, ainda tenho períodos de crise mas não como antes,não é uma fase fácil"
— A.R
O Mundo Secreto da Lia agradece o depoimento e deseja que essa fase difícil passe e tenha muitos momentos felizes.
                       Lee Min Ho e a Lia te manda um abraço super apertado e gostoso.Fighting!

Eu espero que esse projeto possa ajudar e conscientizar muitas pessoas.
Que esse mês amarelo seja maravilhoso!
Beijos e abraços
Lia 💛

15 comentários:

  1. Eu estive pesquisando sobre esse tema hoje e vi que é apenas um dos temas tratados no mês de setembro...esse mês é marcado por muitos acontecimentos importantes...O suicídio é um tema sério e deve ser tratado com devido respeito por se tratar de vidas né?...parabéns por esclarecer mais sobre o assunto no post

    ResponderExcluir
  2. Estou amando esse projeto de vocês, esse mês é bem delicado e muitos acham que o Suicídio é coisa de gente fresca, mas nem sabem que é o último recurso que a pessoa tem de se livrar da dor e do seu sofrimento e isso tem que ser tratado de uma forma mais delicada.

    Parabéns.

    Um beijo da Jhenny

    http://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Acho esse projeto fundamental e necessário, é preciso que haja conscientização para que as pessoas entendam que depressão é uma doença e não uma "frescura". Ninguém tem depressão porque quer e muita gente se nega a falar e admitir a doença exatamente por causa da reação da sociedade em relação ao tema. Muito interessante a postagem.

    Abraços da Lua!
    Canto da Lua

    ResponderExcluir
  4. Oi !!
    Parabéns por esclarecer sobre o assunto,é muito importante falar do suicidio e sobre doenças psicologicas. Assim como qualquer doença,merece extrema atenção !
    Parabéns pelo post,amei <3
    Sucesso

    ResponderExcluir
  5. Olá, nossa que post útil!!! A conscientização é apenas o primeiro passo, não apenas para quem sofre de depressão, mas para nos aprendermos a lidar e a entender essa doença que está cada dia mais presente em nossas vidas. Conheço uma pessoa que tinha uma vida ótima e de repente eu a vi definhar com a doença, e é angustiante vc não saber o que fazer ou como lidar com a situação. Amei o post. Parabéns!!! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Pelos sintomas acho que nasci com depressão :o
    Setembro amarelo é muito importante, tivemos ai uma série de músicos que tiraram suas vidas por causa da depressão esse ano e foi bem assustador.
    E não só nos adultos, na população num modo geral, alertar e prevenir isso é algo que se precisa fazer

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Wowwww que post maravilhoso. Parabéns!
    Eu acho super importante essa conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Abuso físico e/ou psicológico, depressão entre vários outros problemas podem causar nas pessoas o desanimo na vida. É importante entendermos que nada disso é frescura, são problemas sérios que devem ser tratados com a seriedade e respeito necessários e estarmos dispostos a estender a mão e a ouvir aqueles que passam por essa situação e precisam de um ombro amigo.

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a ideia de fazer posts sobre o assunto por causa do Setembro Amarelo!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Parabéns por falar sobre o assunto, infelizmente poucas pessoas dão a devida importância à depressão e ao suicídio.
    Vamos nos mobilizar esse mês e conscientizar amigos e familiares!

    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  10. Que bacana esse projeto, já tinha ouvido falar, mas você deixou ele ainda mais claro!
    Acho muito importante, ainda mais para nós blogueiros, apoias e divulgar causas desse tipo. Também pretendo fazer um post sobre isso lá no Fotografei.
    Gostei super do seu post, um amor! <3

    ResponderExcluir
  11. Esse é um tema importantíssimo, muitas vezes as pessoas não sabem que têm depressão. Muito bacana o projeto e fico feliz de ver o MSL participando! Belo post, parceira! Vou continuar acompanhando.

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o seu post, pois explica muita coisa!
    Parabéns pela iniciativa, afinal precisamos falar sobre essa doença que afeta muitas pessoas e que pode causar danos horríveis.

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lia, tudo bom? Adorei seu post, muito útil de verdade! Gostei de como abordou e diferenciou a depressão da tristeza que todos sentem em fases da vida. Não sei se já cheguei a sentir depressão propriamente dito, mas que já tive períodos de minha vida de tristeza, isso com certeza.

    Muito bom, parabéns pela iniciativa da campanha!

    ResponderExcluir
  14. Hey!
    Parabéns pela iniciativa em participar do projeto, é muito importante falarmos sobre este assunto pois cada dia mais existem mais e mais pessoas pensando em suicídio. Vou acompanhar o blog para poder ler mais.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. é um tema complicado, infelizmente às vezes chega a ser tratado de maneira leviana, trazendo mais desinformação às pessoas... que bom que vc aderiu ao mÊs de conscientização para falar mais a respeito disso... que mais pessoas que passam pelo problema busquem ajuda profissional...
    bjs...

    ResponderExcluir